quarta-feira, 14 de junho de 2017

Crise?

Fiz esse post ao som de: Stop Crying Your Heart Out (Oasis)

Um dos meus professores de Geografia tem o costume de sempre repetir, para garantir que nunca vamos esquecer disso, que todo crescimento é precedido por uma crise. Não sou a maior fã dessa matéria, inclusive estou bem longe disso, mas essa é uma informação que nunca vou esquecer. Todo crescimento é precedido por uma crise. Mas isso não vale só para Geopolítica.


É incrível a capacidade que nós, seres humanos, temos de achar que tudo é eterno. Se estamos vivendo um momento maravilhoso na nossa vida, achamos que ele jamais vai acabar. Mas como tudo na vida, uma hora ele chega ao fim. E aí a nossa tendência natural (e óbvia) é nos afundar naquela bad terrível e achar que ela sim nunca, nunquinha vai acabar. E novamente, como tudo, ele acaba e a vida segue esse ciclo. E é aí que está o segredo daquelas pessoas que parecem não ter nenhum problema e ter aquele momento bom infinito: elas sabem lidar com as crises. Elas cultivam aquela certeza de que tudo vai passar e vai valer a pena. E é isso que faz com que sigam em frente. Elas simplesmente aprenderam que a lógica é essa e tudo sempre vai passar. A crise vai acabar e logo elas vão viver coisas maravilhosas que farão tudo valer a pena.


Desde que cheguei a conclusão de que esse acontecimento clássico na política e economia se aplicam à vida, tenho repetido para mim várias vezes que não importam quão horríveis e infinitas as coisas pareçam ser, elas tem um fim. E a vida não é feita de um gráfico só. Algumas podem estar no auge e outras na mais profunda crise. Algumas duram mais do que outras. Mas tudo passa. E nenhum momento, por pior que seja, é impossível de se superar. E é ele que precede o super crescimento de que precisamos.
Nos momentos difíceis sempre precisamos de um estímulo para seguir em frente. Sabe essa dificuldade que você tá tendo? É por ela que você precisa passar para realizar seu sonho, é ela que vai fazer esse sonho valer a pena e vai te ensinar a aproveitar o máximo possível dele. Tudo passa, e vale a pena. Tenho repetido isso para mim todas as vezes que a tristeza e o cansaço tentam ser maiores do que eu. E, a julgar pela crise, sei que posso esperar um crescimento incrível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário