sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

O jardim mais bonito

Não sou muito boa em botânica. Na realidade, essa é, provavelmente, a parte da Biologia que eu mais detesto. Mesmo assim, me atrevo a falar desse assunto, pois de uma coisa eu sei: você se plantou em mim. Criou raízes, cresceu e deu flor. Com o tempo, suas raízes cresceram ainda mais e se tornaram mais fortes e profundas, e eu, que sempre me julguei uma terra com espaço para muitas flores e amores, passei a ser exclusivamente sua. E você, exclusivamente meu.


Até o dia em que você passou a pensar que não era a planta mais apropriada para a minha terra, e achou que talvez devesse se mudar.
Mas raízes tão profundas não são assim tão fáceis de se remover. E, nesse esforço intenso de arrancar fora o que um dia se achou ser definitivo, a terra se machuca. Eu me machuquei. Me machuquei cada dia mais porque, por mais que suas raízes já estivessem adaptadas e fortes o suficiente para ficar, você insistia em dizer para sua flor que ela devia dar frutos em outro lugar. E de tanto você ferir minha terra, eu me enfraqueci e perdi os nutrientes que tinha e que costumavam atrair tantas outras plantas, ao ponto de me tornar praticamente inútil e desprezível a elas. Até que eu decidi me recuperar.


Não pense que estou te deixando ir, porque essa é uma escolha exclusivamente sua. Eu estou ME deixando ir. Me deixando expandir meu jardim para longe de todas as suas raízes e desse seu esforço inútil e doloroso de se arrancar de mim. Porque você mesmo sabe que parte de você não quer ir. Mas eu quero. Quero voltar para a luz do sol, para o dia, para todo o brilho que eu costumava ter antes que você começasse a me destruir.


Quanto a você? Eu vou embora, e você vai precisar encontrar outra terra para plantar suas raízes. Porque não é a terra que procura as flores que irão brotar dela, são as plantas que procuram a terra que mais as agrada. Talvez a sua esteja bem longe. Talvez esteja bem perto. Talvez, nenhuma lhe pareça tão atraente quanto deveria, pois comparar a mim cada uma que você ver será algo praticamente inevitável. E me atrevo a dizer também que nenhuma será tão fácil de achar quanto a mim. Mas isso você já sabe, não é? Afinal, de todos os jardins, o mais colorido e brilhante, sempre será o meu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário