Vamos ver o que o nosso querido amigo Aurélio fala a respeito disso:
Copiar
1. Fazer cópia
2. Reproduzir uma obra
3. Produzir algo muito similar ou idêntico, imitar
Kibe é um salgado muito gostoso, protagonista das festinhas de aniversário e tudo mais. Mas essa coisinha gostosa pode se tornar algo terrível e até mesmo responsável por alguns problemas.
Exemplificando: você está lá vagando pela internet e vê o post de alguém e acha a ideia incrível. Como sua criatividade estava zerada há um bom tempo, não tem nada de errado em usar a mesma ideia, certo?
ERRADO.
A dica é o seguinte, avise o "dono" da ideia de que você vai utilizá-la.
"Ahh Marcelle mas e se for de um blogger/vlogger famoso?"
Deixe bem claro na sua postagem que a ideia não foi originalmente sua e se possível até um link para eles verem o post/vídeo original. Isso serve para ambos os casos, mesmo que a pessoa saiba que você vai utilizar a ideia dela, não custa nada dar os créditos né?
Seguindo esses passinho(s) básicos você se virá livre de possíveis problemas como perder leitores devido à cópia, ser denunciado pelo "dono" da ideia... entre muitos outros. Lembrando também que plágio é crime com pena de até 1 ano de prisão.
Sem contar que quando você dá os créditos, o responsável pela ideia vai se sentir extremamente valorizado ao ver que seu post estimulou outros autores.
Não kibe, não coxinhe, não pastele... deixe os salgadinhos para as festinhas.
#PorUmMundoSemPlágio
Nenhum comentário:
Postar um comentário